12 de outubro – Dia das Crianças

Hoje é comemorado o Dia das Crianças, mas além da diversão, a data é importante por destacar o conjunto de direitos e deveres da criança, os quais estão conferidos na Constituição Federal, na Declaração Universal dos direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Regulamentado pela Lei Federal 8.069/1990, o ECA é o principal instrumento normativo sobre os direitos da criança e do adolescente no Brasil. Segundo o Estatuto, “é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária (…)”.

Que nesta data, possamos refletir e efetivamente nos engajar para garantir que nossas crianças tenham acesso aos direitos fundamentais e a uma infância digna, saudável e protegida.

Feliz dia a todas as crianças!

Categorias

Mais recentes

Julgamentos Virtuais: 24/06 a 01/07/2022

Min. Ricardo Lewandowski ADI 6868 – Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pelo Procurador-Geral da República em face dos arts. 16, VII, 23, IV e V,

Já conhece nossos advogados?

Saiba um pouco sobre nós

2021 ® Todos os direitos reservados