19/05 – Dia Nacional da Defensoria e do Defensor Público

Nesta quinta-feira, 19 de maio, é comemorado o dia da Defensoria e do Defensor Público. A instituição é primordial para o funcionamento do Poder Judiciário. É através de seus defensores que garante, aos menos favorecidos, o princípio constitucional do acesso à Justiça. A data foi escolhida, por conta do dia da morte de Yves Hélory de Kermartin (1253 – 1303), mais conhecido como Santo Ivo, padroeiro de todos os profissionais da área de Direito.

Santo Ivo fazia parte da pequena nobreza francesa e doou toda a sua riqueza aos pobres. Como advogado, transformou sua própria casa em abrigo para os menos favorecidos e também advogava por suas causas. É atribuído ao padroeiro, a frase: “jura-me que sua causa é justa e eu a defenderei gratuitamente”.

A data representa o objetivo do Defensor Público de prestar atendimento jurídico integral e gratuito aos que necessitam.

*Com informações da Agência Câmara.

Categorias

Mais recentes

Julgamentos Virtuais: 24/06 a 01/07/2022

Min. Ricardo Lewandowski ADI 6868 – Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade ajuizada pelo Procurador-Geral da República em face dos arts. 16, VII, 23, IV e V,

Já conhece nossos advogados?

Saiba um pouco sobre nós

2021 ® Todos os direitos reservados